quarta-feira, 9 de julho de 2008

Especialista em história da arte




Especialista em história da arte: -Época e contexto histórico em que foi elaborado o quadro; - Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid. - Biografia do pintor; - Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de Outubro, 1881Mougins, 8 de Abril, 1973) foi reconhecidamente um dos mestres da Arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. Diz-se que levou toda a sua vida a saber pintar como uma criança. (A criança expressa-se pela necessidade que tem de se expressar e pelo prazer que isso lhe dá; tal como respira porque tem necessidade, sem que alguém se preocupe em fazer qualquer juízo sobre isso.) Um dos grandes gênios da pintura contemporânea, filho de um professor de desenho e pintura, deslocou-se ainda jovem para barcelona, onde estudou belas-artes e pintou seus primeiros quadros de tendência acadêmica, entre os quais se destaca ciência e caridade (1897). no início do século xx, partiu para paris, cidade em que se instalou em 1904 e onde recebeu a influência de gauguin e toulouse-lautrec (período azul, com obras de tema popular, e período rosa, centrado no mundo do circo). na primavera de 1907, pintou na capital francesa as senhoritas de avignon, quadro com que rompe com a profundidade espacial, ao representar as figuras numa simultaneidade de planos, e inicia, assim, seu período cubista. entre 1908 e 1911, desenvolveu sua fase analítica por meio da decomposição das formas, especialmente de paisagens como as de horta d'ebre, ao mesmo tempo que reduz a sua gama cromática aos cinzentos. em 1912, interessou-se pela técnica da colagem: natureza morta com cadeira de palha, com que inicia também sua passagem para o cubismo sintético, no qual prevalece a reconstrução do objeto através de seus planos essenciais. ao mesmo tempo, sua gama cromática amplia-se de novo, como se observa em natureza morta dentro de uma paisagem (1915). depois de passar por uma fase realista e outra com influências surrealistas, a guerra civil imprimiu uma marca profunda em sua produção. assim, o bombardeamento da cidade de guernica levou-o a criar guernica, exposto no pavilhão espanhol da exposição de paris em 1937, como protesto pela violência sem sentido da guerra, sentimento também expresso no quadro matanças na coréia (1950). a partir de 1947, interessou-se especialmente pela cerâmica e pela reelaboração de obras clássicas: mulheres de argel, de delacroix (1955), as meninas, de velásquez (1957), ou merenda campestre, de manet (1960).

a) cavalo caído derrotado: se encontra sob a luz ,na parte de cima do quadro. Está representando a angustia vivida pelas pessoas daquela época.
b)guerreiro esquartejado está na parte de baixo do quadro,à esquerda.Representa os soldados que morreram dessa forma.

c)mãe que clama com seu filho morto nos braços está à esquerda do quadro.O grito da mãe é representada por sua lingua em forma de punhal;o contraste do rosto da mulher e a criança causam uma imagem penetrante.
d)A flor que nasce de uma mão sem vida esta junto á espada quebrada na parte de baixo do quadro.A flor, como uma mensagem de esperança numa vida nova, apesar das tentativas do Homem para a destruir constantemente. A comovente delicadeza da flor parece aumentar o horror geral da cena caótica.
e) espada quebradaesta na perte inferior do quadro,localizada no centro.É um emblema à resitencia heróica.

Pergunta Chave:

Por que o quadro Guernica é monocromático ?A pintura foi feita sem uso de cores, em preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da pequena cidadezinha espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios destruídos pelo intenso bombardeio da Luftwaffe, a força aérea nazista. Morando em Paris, o artista soube dos fatos desumanos e brutais através dos jornais - e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.

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